O começo do século foi marcado não somente por esse grande marco mas também por inúmeras coisas que fizeram com que essa época, em especial para a criançada, ficasse na memória. Você que nasceu nos anos 90 e está lendo isso sabe muito bem do que estou falando e ainda aproveitou bastante esse comecinho dos anos 2000. Nessa época, houve uma gigantesca gama de desenhos animados que animavam a garotada e até hoje a gente lembra, de tanto que marcou.
Separamos aqui para você matar a saudade e bater aquela nostalgia, 10 desenhos daquela época que marcaram muito. Vambora? Vamos a elas então:
Hey Arnold!


Uma grande e icônica série de desenhos animados norte-americano criado por Craig Bartlett, que relata a vida e cotidiano de um garoto de 9 anos que mora em um simples e pacato bairro, numa pensão com seus avós.  O desenho gira em torno da vida de Arnold e de todos os seus amigos, vizinhos, colegas de classe, fazendo sempre uma ligação muito inteligente entre as coisas do cotidiano normal de uma pessoa e os desafios que ela possa enfrentar, de uma forma leve e engraçada. Assuntos sérios ou até mesmo tristes são abordados ali, mas com a total perspicácia de Arnold, ele sempre tem aquele conselho maroto na ponta da língua pra ajudar ao próximo, o que faz dele um grande e fiel amigo.
A série é composta por apenas 100 episódios (pouco, né? Parecia que tinha zilhões, rs) e começou em meados anos 90, mais precisamente em 1996, mas acabou fazendo tanto sucesso que perdurou até os anos 00, terminando só em 2004 (de tanto sucesso que ele teve, certamente em algum canal ou em algum horário ele deve estar até passando. Não é difícil de isso ainda acontecer, rs).

Rocket Power


Outro desenho que certamente marcou época e é lembrado por muitos até hoje é a galerinha insana e radical do Rocket Power. O desenho foi criado pela produtora Klasky Csupo que em parceria com a Nickelodeon distribuía uma porrada de títulos interessantes que inclusive alguns outros mais iremos abordar ainda nesse post (rs) mas enfim, vamos falar sobre o desenho; Ele narra a história de um grupo de amigos que mora em Ocean Shores e que vivem nessa adrenalina louca de se aventurar nos mais diversos esportes e ainda conseguem mitar e ser craques em praticamente todos que disputam. 
A jornada começa quando um garoto “nerd” e totalmente fora desse mundo chamado Sam Dullard, acaba se mudando pra lá junto com sua família. Por coincidência ele se torna vizinho de ninguém menos que outras 3 crianças que mudariam a vida dele por completo, são eles: os irmãos Otto e Reggie, além de Twister, completando esse quarteto mítico. Papo vai, papo vem, até que ele finalmente entra no grupo e todos a partir daí, acabam aprendendo e conviver e saber lidar com as diferenças, principalmente o “certinho” Sam, que até se aventura junto com eles e acaba se tornando um fiel escudeiro desse grupo (até mesmo sem conseguir subir direito em um skate, ainda). 
A série começou a ser exibida em 1999, chegando no Brasil exatamente nos anos 2000. Seus últimos episódios foram veiculados em 2004.

KND: A Turma do Bairro


Vamos de outra turminha do barulho que aprontava bastante em um simples bairro? Que tal então falarmos de KND, a Turma do Bairro, que com certeza marcou demais a infância de muita gente. O desenho é da emblemática Cartoon Network e foi criado por Tom Warburton e conta  a história de 5 crianças agentes que lutam contra o autoritarismo dos adultos sobre os jovens. Eles planejam a maior parte de suas super missões em seu quartel-general que é uma gigantesca casa da árvore com armamento pesado e toda uma tecnologia desenvolvidas por eles mesmos. 
Uma das coisas mais emblemáticas desse desenho e eu tenho certeza que você antes de ver “Tropa de Elite” já fazia isso, tá vendo? Já chamava seus amiguinhos assim e nem lembrava, rs. A equipe se identifica por números de 1 até 5 com seu líder sendo obviamente, o Número 1. 
Inicialmente, o desenho mostrava apenas esse grupo, porém, ao longo da jornada eles acabam relevando que todo esse esquema de guerrilha é maior do que imaginávamos, sendo eles apenas o Setor “V” de uma grande organização da Turma do Bairro, com centenas de operativos em diferentes localidades do mundo (chocante, né? E eu até hoje ainda suspeito que debaixo da terra possa existir algo parecido com isso (rs), vai que, né?).
O desenho por aqui fez muito sucesso e começou a ser exibido em 2002, terminando em 2008 com 6 FUCKING temporadas (FODA <3).

Teen Titans

 

Esses jovens aventureiros que conquistaram nosso coraçãozinho e que inclusive estão até hoje mitando por aí na Cartoon Network (é um spin-off sim, mas, ainda são os famosos Teen Titans <3). A série começou a ser exibida em 2002, terminando somente em 2005 (5 temporadas no ar) e foi uma criação de Sam Register e Glen Murakami, numa produção feita pela Warner Bros Pictures (No Brasil, o desenho começou a ser exibido em 2004 e terminou em 2008).
Pois bem, o desenho se passa no universo DC que já conhecemos bem e são um grupo de jovens super-heróis que se juntam para derrotar os terríveis vilões que ousam atrapalhar a vida de nós, meros mortais. A grande peculiaridade da trama é exatamente ver que, ao mesmo tempo que eles se aventuram para salvar o mundo, eles tem problemas e dilemas como todo e qualquer adolescente nessa faixa de idade, podendo até viver alguns momentos de “paixonites agudas”, ou coisas do tipo, rs. A série é de fato bem engraçada e tira todo aquele estereótipo de “tem que ser um desenho de super herói com uma temática mais séria”, apesar de ao mesmo tempo ter que fazer esse papel, também. 
Outra grande peculiaridade do desenho são os traços dele sendo fortemente influenciados pela estética dos animes japoneses, sendo considerado até um Pseudo-anime (Murikanime, no original). Nessa época, os animes estavam bombando cada vez mais e se tornando muito populares, o que fez com que Teen Titans entrasse na lista desses espectadores que já acompanhavam animes. Todo esse ar “oriental” fez com que o desenho automaticamente prendesse ainda mais a atenção da galera (grande sacada <3).

Samurai Jack 


Aproveitando todo esse ar nipônico vamos de mais um Pseudo-anime que ficou famosíssimo no começo do anos 2000. Samurai Jack é uma história criada por Genndy Tartakovsky (mesmo criador de “O laboratório de Dexter”) e se inicia narrando o passado onde o mestre das trevas chamado “Aku” (aqui nós o chamamos de Abu), causou muita destruição e sofrimento para a humanidade na época, mas que havia uma família de grandes guerreiros que possuía uma espada mágica, e essa seria a única arma que pode deter Aku. Após uma batalha épica entre o imperador e Aku, ele acaba sendo aprisionado pelo poder da espada. Muitos anos se passaram e Aku consegue se libertar e voltou para se vingar do imperador e levar destruição para o mundo novamente. 
O desenho deixava a galera vidrada com muita ação e começou a ser transmitido pela Cartoon em meados dos anos 2001, se encerrando em 2004. No Brasil, ele fazia o maior sucesso e se bobear passa até hoje, em alguns horários e canais esporádicos.

As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio 

Quem é que não se lembra do garoto inventor que mesmo com aquela aparência estranha, de cabeção e topete enorme, conseguia cativar a todos pelo seu redor e ainda de quebra, salvava sua pequena cidade de vários problemas que poderiam acontecer (ok, muitos desses problemas ocorrem até porque suas invenções acabam dando errado, mas ele dá um jeito depois, rs).
Estamos falando do inteligentíssimo Jimmy Neutron, que mesmo com poucos amigos, porém muito fiéis a ele (Caio e Sheen), ele consegue se enfiar nas mais diversas confusões, missões e aventuras, muitas vezes resultado de suas próprias invenções, já que ele é um garoto prodígio que sempre está inventando coisas e nunca está parado.
Esse desenho não é a toa que colocamos ele pra ser um dos últimos a serem comentados. Ele contém um dos grandes e invejáveis postos que foi, enquanto era transmitido claro, o décimo programa mais assistido do mundo, devido ao seu enorme sucesso na época (eu mesmo adorava e não perdia um episódio, sou suspeito pra falar dele, rs). O desenho começou a ser transmitido em 2002 pela Nickelodeon, 2 anos depois já veio para o Brasil e explodiu em audiência. Ele foi encerrado em 2006 mas certamente é outro que se bobear ainda passa você ainda consegue procurar em algum canal esporádico, em um horário aleatório, tamanho o sucesso que ele ainda hoje em dia, faz com a garotada.

E ai? Gostaram dessa sequência? Faltou algum que marcou sua infância de alguma forma? Interaja, comente e fale conosco, queremos saber. Quem sabe faremos uma outra versão desse post? Veremos! <3