Conheça a Exposição Fotográfica: Conexões Tropicais

Conexões Tropicais – um tributo a Alair Gomes” é uma exposição de múltiplas linguagens que busca explorar o papel do corpo homoerótico masculino na arte contemporânea homenageando o artista Alair Gomes, assassinado há 25 anos atrás.
A exposição contará com obras do artista Alair Gomes e dos artistas Bruno Novaes, Chico Castro, Cláudio Montagna, Ditto Leite, Emilio Rivero, Neko Bermudes e Rafael Guerche, com curadoria de Ricardo Mancilla Garay e Emilio Rivero. Estes artistas dedicam seus estudos para o corpo do homem dos trópicos, explorando seus múltiplos aspectos.

Sobre o projeto

A inquietação sobre os percursos da arte homoerótica na sociedade pós-moderna, a partir do trabalho do artista Alair Gomes são o principal norte desta exposição. O artista é um artista que fez uma arte homoerótica masculina polêmica, reconhecida internacionalmente, mas com desvalorização no Brasil.

Alair, um grande pesquisador do corpo masculino, foi assassinado por um de seus modelos e sua obra enfrentaria um grande percurso até chegar ao acervo da Biblioteca Nacional, onde, ainda hoje, cria diversas inquietações, resquícios e inspirações que perpassam nas fotografias contemporâneas na qual, mesmo após 25 anos de sua morte, conseguem transcender o tempo e o espaço.

A fotografia homoerótica masculina entra em um processo de reinvenção na contemporaneidade, a chamada “era das nudes” cria uma nova perspectiva sobre a produção homoerótica, aportando novos aplicativos que permitem a troca de mensagens e imagens, empregando um resquício amador e imediatista na exploração do corpo. Neste processo, surgem novos fotógrafos que se dedicam a fotografar modelos dentro de ensaios que problematizam as questões de gênero, corpo e sexualidade.

Desta maneira, esta exposição busca homenagear o trabalho de Alair Gomes, tendo como ponto de partida suas obras e fazendo uma verdadeira conexão com outros artistas que dedicam seus estudos para o corpo homoerótico masculino brasileiro.

Serviço

Datas: de 18 até 28 de Julho – 9h às 21h
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Antiga Casa do Estudante da UFRJ, ao lado do Instituto Fernandes Figueira) – Flamengo – RJ

 

Saiba mais no Facebook

“Conexões Tropicais – um tributo a Alair Gomes” é uma exposição de múltiplas linguagens que busca explorar o papel do…

Publicado por Conexões Tropicais em Quinta-feira, 13 de abril de 2017