Hoje é dia de Moda aqui no Blog e vamos atender o pedido do Jonathan Clemente (@johnclemente94). Essas dicas serão para meninos e meninas <3

Ter o guarda roupa lotado não é o sonho de todo mundo, acredite! Algumas pessoas preferem ter peças chaves, que combinem com várias coisas sem ter excesso. É possível? Sim, comprando o ideal e o versátil.

Muitas vezes temos o armário lotado de coisas que não usamos e vai ficando tudo lá. Isso não é legal. Então para quem quer ter um guarda roupa econômico ou transformar o seu em um, nós vamos reunir duas dicas hoje que será de muita utilidade para você. E como sempre eu faço aqui, vou separar por tópicos para facilitar nossa vida:

ESCOLHENDO POR COR:

Essa é uma boa opção para quem tem muita peça e não sabe por onde tirar ou filtrar. Naturalmente as peças neutras combinarão com mais facilidade na hora de compor um look, mas isso não significa que você não possa ter itens mais coloridos. O ideal é balançar e ver o que casa melhor com o que.

Por exemplo, a calça é legal ser de cor neutra (preta, branca e até uma azul marinho bem escuro), isso vai trazer um espaço bem maior para a peça de cima ser de cores variadas para você brincar. Outro fator da peça inferior ser neutra e que usada mais de uma vez fica sútil. A média segundo consultores de Moda é de uma calça para 3 ou 4 camisetas, daí você já pensa o quanto pode enxugar o armário.

Se você utilizar uma calça preta hoje e amanhã usar novamente a mesma e só trocar a camiseta, certamente ninguém irá perceber o uso contínuo da peça. Só de você trocar uma peça do look, já se sentirá renovado.

As peças superiores como camisetas, regatas, blusas, suéteres e etc podem ser neutras também se você não gosta de cores vivas, não tem problema. No meu caso por exemplo, tenho uma variedade de camisetas e blusas de frio brancas, pretas e cinzas porque são cores que me agradam e que casam fácil com tudo.

Pegando o gancho ainda do preto, outra opção que vejo as pessoas curtindo é o guarda roupa total black! Acredite, tudo preto. Desde calças a camisetas e blusas de frio… É extremamente econômico em relação a quantidade de calças, as camisetas você pode ir comprando aos poucos. Só cuidado pois é algo bem radical e de muita personalidade e atitude, o look preto trás muito do elegante e do “pesado” ao mesmo tempo. Será praticamente uma marca sua, ai você pode abusar da criatividade e se jogar nos macacões pretos, nos coturnos, botas e chapéus e tudo que deixará seu look fashion.

ESCOLHENDO POR PEÇAS:

Esse caso é para aquelas pessoas que não colocam as cores necessariamente em primeiro lugar mas sim as peças e seus tipos. Isso porque um guarda roupa econômico é composto por roupas ideias também, assim suas compras serão bem estratégicas mesmo.

Para começar você precisa delimitar uma quantidade de peças que você julga necessário para sobreviver, mas tem que ser real e praticar o desapego com que não usa de verdade.

Então, temos o seguinte exemplo:

– eu sobrevivo com 20 peças de roupas. Okay! Dessas vinte que você limitou nós vamos categorizar para não ter sobra ou falta de peças no dia a dia, então eu quero:

– 6 calças, sendo 3 pretas, 2 jeans e 1 branca;

– 1 macacão preto, para fazer variações de looks. Ele pode ser usado tanto fechadinho em cima como sem fechar e ficar mais despojado;

– 1 jaqueta de couro preta, para compor looks de inverno com elegância;

– 2 suéteres, sendo um preto e um marrom para dias frios mas não ao extremo;

– 10 camisetas para ter uma rotatividade diferente de looks.

Tirando por ai nós já conseguimos mensurar a quantidade de combinações disponíveis, ou seja:

A cada 6 calças, nós temos 10 camisetas. Logo, 10 X 6 = 60. Ou seja, em média de 60 looks, levando em consideração que nem tudo vocês combinarão. Só lembrando que as sobreposições contam como look diferente também, digamos que você use uma calça preta, camiseta e jaqueta, é uma combinação, no dia seguinte usa um suéter no lugar da jaqueta, já é outro look.

Parece algo louco eu sei. Mas eu utilizo muito dessa teoria da economia, assim não exagero o gasto com roupas e mantenho no armário apenas o que eu realmente quero usar.

Meu guarda roupa será apenas com 20 peças? Acho que não, porque sou louco por vários tipos de roupas (de verdade)… Amo camisas sociais diferentes, várias modelagens de camisetas, calças lisas e rasgadas… enfim! Não conseguiria sobreviver com um armário mais enxuto 🙁

Agora se você consegue, se joga mana… e me conta depois como você fez para reduzir suas roupas de uma maneira legal <3