Verão chegou e com ele o prazer de estar dentro de uma piscina ou jogado na praia. Esses dias quentes pedem um programa para refrescar… A pele fica bronzeada, as marquinhas desejadas começam a aparecer… mas e seu cabelo?

Acho que você já percebeu que cabelo e água do mar/piscina não combinam muito, eles ressacam, desbotam, amarelam e até ficam verdes (nos casos dos louros). Até recuperar os cabelos de todo o dano causado no verão leva um tempinho.
Mas você sabia que pode prevenir e amenizar isso tudo? Antes, durante e depois de curtir o Verão <3
Por isso, atendendo ao pedido da leitora Nati Muniz, que é uma loura lindíssima, vamos dar dicas de como fazer tudo isso sozinha.
Bora lá!
ANTES:
Independente da Estação do Ano nossos cabelos necessitam de cuidados especiais, em dias mais quentes a atenção deve ser redobrada pois o excesso de calor e exposição aos Raios UV danificam e trazem problemas que algumas vezes são irreversíveis aos nossos fios. Por isso é importante você fortalecer seu cabelo para que ele não danifique muito nesses dias de Verão. Manter o cabelo sempre hidratado é essencial principalmente se você é adepta as químicas e colorações.
DURANTE:
Aqui vai umas dicas que certamente mudará sua vida. Assim como a pele, o nosso cabelo precisa e pode ser protegido dos Raios UV. Isso pode ser feito através de alguns produtos, como por exemplo o Aqua Seal (disponível em algumas marcas importadas, aqui no Brasil pode ser encontrado na Sephora) que tem sua fórmula à prova d’água, você pode usar antes de entrar na água e durante ir retocando também, funcionará como um protetor solar. Para as mocinhas que tem cabelo louro o produto é ideal e vale a pena investir, visto que o tratamento e recuperação pós mar/piscina acaba sendo bem caro no salão.
No mercado vende também protetores térmicos próprios para cabelos, inclusive alguns hidratam e mantém o brilho. Caso você não encontre ou não tenha na sua casa, você pode usar esses protetores térmicos que são utilizados antes de passar a prancha ou o secador, a finalidade é a mesma, proteger os cabelos do calor em excesso.
Temos também dicas baratinhas que te ajudaram caso você não tenha esses produtos bem específicos que costumam serem mais caros.
ÁGUA e LEAVE IN: nas praias e na maioria das piscinas tem aquela ducha próxima de você, ela será sua grande amiga no passeio inteiro. Sempre que sair da água lave os cabelos para tirar o excesso de qualquer substância que esta acumulada, após isso é só passar um pouco de leave in e deixar agir, não precisa tirar. Isso vai ajudar a manter os cabelos hidratados e também protegidos, já que o produto criará uma camada sobre o fio capilar.
ÁGUA TERMAL: é um ótimo produto para repor os sais minerais que foram perdidos. Ela ajuda a recuperar o brilho do cabelo e eliminar o sal e o cloro. Além disso a oleosidade do cabelo é controlada sem ressecar. Assim como o protetor solar, a água termal deve ser usada antes, durante e depois da exposição solar.
ÁGUA TURBINADA: essa é super fácil de fazer em casa mesmo. Basta misturar em um borrifador um pouco de água com Condicionador ou Máscara de Hidratar. Sempre que sair da água, antes mesmo de lavar os cabelos no chuveirão, você pode borrifar a mistura nos fios, isso ajudará a desembaraçar e a retirar os resíduos de areia, sal e cloro sem agredir os fios.
DEPOIS:
O cuidado antes é ideal, mas o pós é que definirá o quão rápido seu cabelo se recuperará dos danos sofridos.
Basicamente esse processo será feito com 3 produtos, o Shampoo Anti Resíduos, que é ideal para remover todas as impurezas dos cabelos. Não precisa lavar por muitos dias com ele, porque o cabelo ficará bastante ressecado se fizer isso, principalmente os louros.
Após isso é importante usar uma máscara de hidratação semanal e com bons resultados, isso vai repor as vitaminas perdidas na água e no shampoo anti resíduos.
O leave in complementará isso, podendo ser usado nas noites antes de dormir, pois é quando o cabelo descansará para recuperar o que perdeu.
Como o cabelo esta sensível você deve evitar água quente, aproveite os dias de calor para lavar os cabelos em água fria mesmo.
De 15 em 15 dias é indicado o uso de uma Máscara Reconstrutora para fortalecimento dos fios.
E finalizando, uma velha dica das nossas avós, o Vinagre de Maçã pode ser utilizado para devolver o brilho do cabelo, basta no último enxágue do banho acrescentar umas três gotinhas da substância e aplicar nos cabelos, só massagear e enxaguar.
Prontinho, seguindo as dicas certeza que seu cabelo danificará bem menos. É um processo chatinho mesmo, mas para ficar com o hair bonito o que a gente não faz né?
Só lembrando que no DURANTE, os produtos devem ser retocados pelo menos de 2 em 2 horas para manter a proteção.
E no DEPOIS, é ideal você seguir um cronograma como já falamos aqui no Blog. Seu cabelo tem que ter dias certos para ser lavados, hidratados e reconstruídos!
É isso pessoal <3
Até a próxima dica, e esse tema foi sugerido pela Nati Muniz / INSTAGRAM @nati.muniz
Beijinhos!