Baseado em um episódio da Segunda Guerra Mundial, Dunkirk traz suspense e arrecada US$ 306 milhões de bilheteria


Estreou na última quinta feira de julho, (27,) nos cinemas brasileiros, o filme Dunkirk (2017), dirigido pelo diretor Christopher Nolan. O épico de guerra é baseado na operação Dinamo, história real que ocorreu no início da Segunda Guerra Mundial e também conhecida como Evacuação de Dunkirk, operação militar em que quase 400 mil soldados aliados ficaram cercados por tropas alemãs nas praias de Dunquerque, cidade no norte da França.

No longa composto por três núcleos, o piloto Farrier (Tom Hardy) é líder de um grupo de caças que precisa derrubar aviões alemães e evitar ataques a tropas e embarcações durante uma hora de confronto no céu; dois jovens soldados (Fionn Whitehead e Aneurin Barnard) tentam fugir do cerco na busca pela sobrevivência, enquanto o veterano marinheiro Dawson (Mark Rylance) é um dos inúmeros civis britânicos convocados para auxiliar no resgate dos combatentes em Dunkerque.

O filme, que além de trazer em seu elenco rostos conhecidos como Tom Hardy, Mark Rylance e Kenneth Branagh, mostra a aposta de Nolan em novos atores como Fionn Whitehead e Harry Styles, ex-integrante do One Direction que, apesar de interpretar um papel pequeno, vem recebendo elogios da crítica por sua atuação na pele um combatente.

Cheio de explosões e momentos angustiantes, a saga pelo resgate dos soldados aliados e a luta pela sobrevivência provocam tensão por conta do suspense e da excepcional trilha sonora de Hans Zimmer, aclamado compositor alemão que já trabalhou com Christopher Nolan em Interstellar (2014), A Origem (2010) e outras franquias como Piratas do Caribe. As três perspectivas retratadas resultam em um filme intenso e assertivo do ponto de vista histórico, mesmo com personagens fictícios. Outro destaque do filme é o núcleo dramático em que aparece o personagem interpretado por Tom Hardy, tornando os momentos de confronto as cenas mais inquietantes do longa.

Além de ter agradado a crítica especializada, Dunkirk foi um dos filmes mais aguardados de 2017 e tem mostrado um bom desempenho nas bilheterias, estreando em primeiro lugar nos Estados Unidos e que já arrecadou mais de US$ 300 milhões ao redor do mundo. Apesar de ter ultrapassado as expectativas pelo número de espectadores, o filme é a quinta maior bilheteria do diretor, ficando atrás de Origem e a trilogia Batman.